| Conexão Central |

Comunicação para resultado e retorno!

Congresso Internacional de Decoração e Design 2010

[tweetmeme source=”@comCENTRAL” only_single=false]

                                                                Saiba mais…
A Amide, como sempre, inovando. Vai realizar o Congresso Internacional de Decoração e Design 2010 (CIDD) nos dias 27, 28 e 29 de setembro, com muitas surpresas à vista. Dessa vez, a irreverência vai dar o tom. Nada de formatação de um congresso convencional, nem mesmo dos promovidos pela associação nas três edições anteriores.

O tema, que marca os 25 anos de criação da Amide é Design é Arte, Arte é Design”. Por isso, nada mais apropriado do que desenvolver parte de sua programação no Inhotim – Centro de Arte Contemporânea, o maior museu de arte contemporânea de que se tem notícia graças ao seu extenso e rico acervo cultural e ambiental.

O final de setembro também foi mais uma escolha acertada da Amide. É que recentemente o Inhotim, que figura entre os centros culturais mais refinados do mundo, de Londres a Nova York, passando por Paris e Milão, abriu para os visitantes de diversas partes do Brasil e de outros países, mais quatro pavilhões: Hélio Oiticica, Dominique Gonzalez – Foerster, Rirkrit Tiravanija e Miguel do Rio Branco. Essas novidades podem ser traduzidas como atração extra para os participantes do CIDD 2010 que terão a oportunidade de uma visita guiada a estes e aos demais espaços.

Como o tema já diz, a Amide vai colocar lado a lado o design e a arte, e para isso, convidou para proferir palestra no Inhotim nada menos do que os Irmãos Campana, hoje reconhecidos pela crítica especializada como os designers de maior criatividade deste início de século XXI, e Jum Nakao, estilista e mentor criativo do projeto Instituto Brasil de Arte e Moda.

Sustentabilidade

“Como se vê, nossa aproximação com o design vai se dar por meio das artes visuais”, observa Laura Rabe, lembrando que há mais de 20 anos os irmãos Campana utilizam materiais recicláveis, quando pouco se falava em sustentabilidade, com trabalhos que surpreendem o mundo.

E por falar em materiais recicláveis, a Amide, ciente da importância da sustentabilidade que vem sendo apregoada mundo afora, escolheu um lugar bastante sugestivo para a realização das demais palestras: Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), um órgão que estimula a reflexão e a ação da cidadania para os desafios da gestão integrada de resíduos envolvendo os setores público e privado, o Terceiro Setor, a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Todo este esforço é empreendido para buscar alternativas e soluções para transformar resíduos em oportunidades de negócio.

Pioneiro no Brasil, o CMRR é a resposta à necessidade de mudança de hábitos e atitudes para o uso racional dos recursos naturais de forma que a sociedade evolua sem comprometer gerações futuras.

Este local possui infra-estrutura adequada, é bastante acolhedor e charmoso. Dispõe de auditório com capacidade para 320 lugares, espaço de convivência, hall espaçoso e estacionamento para aproximadamente 250 veículos. É lá que vai se apresentar o outro time de renomados palestrantes como Adélia Borges (escritora e curadora especializada em design); Fernanda Marques (arquiteta); Leila Ferreira (jornalista e escritora, que também atuará como apresentadora); Luiz Flavio Silva (professor de História da Arte do curso de pós-graduação “História da Arte” da PUC – Minas; Nestor Piquero (arquiteto argentino); Peter Fassbender (designer); Roberto Shinyashiki (psicólogo) e Waldez Ludwig (consultor em gestão empresarial).

Atualização

Para a presidente da Amide, Laura Rabe, a atualização profissional é uma necessidade vital para o exercício da profissão. Por isso fazem parte da programação cultural e científica da Amide congressos e seminários, que são atrações de grande valor agregado.

Estes eventos anuais visam estimular estudantes e profissionais atuantes no mercado de trabalho de forma que possam ter uma visão ampla sobre diversos temas, tornando-se mais competitivos e preparados para enfrentar desafios.

“Em áreas de grandes mutações como decoração e design, participações em palestras tanto de temas específicos de nossa profissão como de relações pessoais, podem trazer insights que com certeza auxiliarão o nosso desenvolvimento profissional”, avalia Laura Rabe.

Programação

27/09/2010, segunda-feira, CMRR

– 13h – 14h: Credenciamento

– 14h – 14h30: Solenidade de abertura

– 14h30 – 15h: Palestra “A Arte de Ser Leve”
Leila Ferreira, jornalista, apresentadora, escritora, colunista da revista Marie Claire

– 15h – 16h:  Palestra “Non Intentional Design”
Nestor Piquero, arquiteto argentino, sócio diretor da Sudamerica Design, organização voltada para geração e promoção do design por meio de elaboração de projetos para marcas como Nike, Guess e Calvin Klein, de realização de workshops sobre design e do espaço Volumen Abierto dedicado a artistas que queiram trabalhar instalações de arte experimental.

– 16h – 17h:Coffee Break com sessão de autógrafos de Leila Ferreira

– 17h – 18h:Palestra “Design do Futuro”
Peter Fassbender, formado em design industrial com especialização em design automotivo pela Pforzheim Design School (Alemanha). Responsável pelo Centro de Estilo da FIAT América Latina que coordena as atividades de Design dos projetos da montadora como a linha ADVENTURE e mais recentemente o FIAT UNO e o restyling do FIAT IDEA. A atividade de destaque do ano de 2010 é o projeto FIAT MIO que será revelado no Salão do Automóvel em outubro em São Paulo.

– 18h – 19h30: Palestra “Qualidade é o que cada cliente sente que qualidade é”
Waldez Ludwig, professor, consultor em gestão empresarial especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade einovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual, e palestrante.

28/09/2010, terça-feira, CMRR

– 14h – 15h: Palestra “Design, Inovação e Sustentabilidade”
Adélia Borges, jornalista e curadora especializada em design e autora do livro “Designer não é Personal Trainer”. Escreveu e dirigiu a revista Design & Interiores, foi editora de design do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu o Museu da Casa Brasileira e foi curadora das mostras “Uma História do Sentar”, no Museu Oscar Niemeyer, e “Kumuro – Bancos Indígenas da Amazônia”, no Carreau du Temple, em Paris

– 15h – 16h: Palestra “Transpondo os limites do Design e Arquitetura: o Universo de Fernanda Marques”
Fernanda Marques, arquiteta formada pela USP, com especialização em design de interiores, possui vários projetos premiados e atua nas áreas residencial, comercial e imobiliária

– 16h – 17h: Coffee Break

– 17h – 17h30: Palestra “Entendendo a Arte Contemporânea”
Luiz Flavio Silva, é professor de História da Arte do curso de pós-graduação “História da Arte” (PUC – Minas) e em cursos livres em Belo Horizonte e São Paulo. Como artista plástico, participou de dezenas de exposições em espaços como
MASP , Itaú Cultural São Paulo, MAM-Rio, MAM-BA, ARCO (Espanha), Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam (Cuba), Bucksbaum Center for the Arts (Estados Unidos), dentre outros.

– 17h30 – 19h: Palestra “A Revolução dos Campeões”
Roberto Shinyashiki, psicólogo, palestrante, escritor. É também consultor e orientador de altos executivos de empresas dos setores público e privado, ministros de estado, governadores, prefeitos e personalidades de destaque em nosso meio. Shinyashiki é profundo conhecedor dos dilemas e dos desafios do dia-a-dia desses profissionais.

29/09/2010, quarta-feira, INHOTIM

– 08h: Saída para Inhotim do Ponteio Lar Shopping

– 09h30: Chegada em Inhotim e welcome coffee

– 10h – 12h30: Visita guiada

– 12h30 – 14h: Almoço

– 14h – 15h30: Palestra “O processo criativo”
Jum Nakao, estilista de moda e diretor de criação, foi mentor criativo do projeto Instituto Brasil de Arte e Moda (FAAP, ABIT e MASP), trabalhou para grandes empresas como Nike e TV Globo, expôs em Bienais na França, Itália, Japão, Nova Zelândia e desenvolveu vários projetos sempre estabelecendo um diálogo entre a moda, arte e design. Viaja o Brasil e o mundo ministrando palestras sobre o processo criativo.

– 15h30 – 17h: Palestra de encerramento
Humberto e Fernando Campana A marca registrada da dupla brasileira Fernando e Humberto Campana são as suas irrefutáveis qualidades extremamente técnicas e sofisticadas: o design de arte. Viajam pelo mundo todo, participam de exposições, workshops, palestras, cursos, ganharam inúmeros prêmios e têm obras expostas nos principais museus do mundo.

– 17h – 17h30: Encerramento

– 17h30 – 18h: Sessão de autógrafos com os Campanas

– 18h: Retorno para BH

Congresso Internacional de Decoração e Design Amide 2010
Local: CMRR – Centro Mineiro de Referências em Resíduos (BH) e Inhotim (Brumadinho-MG)
Datas: 27, 28 (CMRR) e 29 de setembro (Inhotim)
Horário: de 14h às 19h (CMRR) e de 9h30 às 18h (Inhotim)
Inscrições: (Confira no comentário abaixo)

3 Comentários»

  Liliane Tanure wrote @

Errata:

o número do telefone da Amide é 3296-0080, diferentemente do que constava em nosso release sobre o Congreso Internacional de Decoração e Design Amide 2010.
Há agora um novo e-mail para inscrições: amide13@yahoo.com.br

Liliane Tanure
Assessora de Imprensa do CIDD 2010

  conexaocentral wrote @

Obrigado pelo contato e correção Liliane!
Caso tenha outros eventos a serem divulgados, pode contar com a comCENTRAL.

Atc.,

Edgar Marcucci
Gestor de Projetos

  Liliane Tanure wrote @

O telefone da Amide que consta do release sobre o Congresso Internacional de Decoração e Design 2010 está incorreto. O certo é 3296-0080.
Atenciosamente,
Liliane Tanure
Assessora de Imprensa do Congresso da Amide


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: