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Dicas de Gestão – Parte I: O que é uma empresa?

[tweetmeme source=”@comCENTRAL” only_single=false] Um dos fatores que define o sucesso de um gestor é a sua capacidade de identificar seus interlocutores

 

Começamos hoje uma série de artigos para apresentar dicas práticas de gestão para um pequeno negócio. Nesta primeira coluna: “O que é uma empresa?” Temos uma visão geral da empresa, de quais são suas áreas e responsabilidades, quem são os interventores que se relacionam com o empreendimento e suas expectativas e, o mais importante, o que o gestor deve fazer para atender tudo isso.

Um dos fatores que define o sucesso de um gestor é a sua capacidade de identificar seus stakeholders e desenvolver habilidades para atender as suas demandas, conforme as necessidades estratégicas do empreendimento.

Stakeholder é o termo em inglês usado, no mundo dos negócios, para designar qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa. Pode ser governo, funcionário, cliente, fornecedor, comunidade e outras pessoas que direta ou indiretamente possam influenciar positiva ou negativamente o sucesso do negócio. Vale lembrar que todos nessa relação têm direitos e deveres e é responsabilidade do gestor entender e trabalhar para o cumprimento dessas obrigações bilaterais segundo os valores e o planejamento da empresa.

Independentemente do tamanho, uma empresa é composta, basicamente, pelas áreas Operacional, Administrativa e Estratégica. O que diferencia a pequena da média e da grande empresa é que, na maioria dos casos, na primeira o proprietário é quem responde por todas essas áreas.

É fundamental o gestor identificar, claramente, os principais interventores internos e externos relacionados a cada área de sua empresa, entender os seus direitos e obrigações e desenvolver as habilidades necessárias para um bom relacionamento, seja no âmbito emocional, para negociação, por exemplo, no técnico, com conhecimentos de tributos ou contratos, ou ainda em comunicação, para entender e transmitir com clareza as suas ideias e orientações.

Por fim, a conduta e ao planos do gestor devem estar alicerçados no planejamento estratégico, com a precisa definição da visão e missão que nortearão a empresa. Entenda-se por visão a posição que a empresa pretende ocupar no mercado em que atua e em quanto tempo isso se dará e, por missão, o papel a ser desempenhado pelas diversas áreas para que a empresa atinja os objetivos desejados.


 

Fonte: PEGN – em 16.08.2010

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