| Conexão Central |

Comunicação para resultado e retorno!

Design – Case 2 | RADICAL E SUSTENTÁVEL

[tweetmeme source=”@comCENTRAL” only_single=false] Antonio Wilmar Portes, sócio da Flying Skateboards: shapes feitos de matéria-prima renovável e design ergonômico levaram a empresa triplicar a produção.


 
Antonio Wilmar Portes, sócio da Flying Skateboards: shapes feitos de matéria-prima renovável e design ergonômico levaram a empresa triplicar a produção
Quem pratica skate sabe que o segredo está no shape, a prancha sobre a qual o skatista apoia os pés para fazer suas manobras. Coube ao designer Fabrício da Costa criar um produto de ponta para a Flying, fabricante de shapes para terceiros, aberta em 1999, em Campo Largo (PR). Disposta a lançar a própria marca, a empresa recorreu, em 2003, ao Centro de Design do Paraná.

Esportista radical, Costa concebeu um shape mais resistente, leve e eficiente. No lugar de madeira de marfim, em extinção, ele optou por araucária reflorestada, pínus argentino e bambu. “Gastamos cerca de R$ 15 mil entre o projeto e os protótipos, feitos com madeira certificada e resinas ecológicas”, afirma Antonio Portes, 51 anos, sócio da Flying. A produção saltou de 170 shapes por dia nos quatro primeiros anos de mercado para 550 unidades no início de 2010, com preço 20% menor que os importados.

Para assegurar a preferência dos esportistas, a Flying intensificou seu ritmo de lançamentos. A cada 60 dias praticamente renova seus 40 modelos, divididos em dez linhas. O investimento em design consome entre 3% e 5% do faturamento anual, cerca de R$ 4 milhões. “Tenho consciência de que esse é um dinheiro bem aplicado, desde que projeto e produto falem a mesma língua”, diz Portes. “Batemos cabeça três anos até deslanchar no mercado com um shape bonito, funcional e único”.
 

DESIGN ACESSÍVEL
A chegada das pequenas e médias empresas a um mundo até então restrito às grandes indústrias e ao universo do luxo tem levado os profissionais da área a mudar a forma de trabalhar, diminuindo custos, firmando parcerias com universidades e entidades de classe e, até mesmo, repensando a escolha da matéria-prima. “Os designers tiveram de aprender que não bastava conceber um produto para ser premiado e, sim, algo que atendesse às necessidades do consumidor e coubesse no orçamento do fabricante”, afirma Levi Girardi, 39 anos, sócio da Questto Design. Há 17 anos no mercado, a agência já desenvolveu 400 projetos, 75% deles para pequenas e médias empresas.

Outro aprendizado, de acordo com os próprios profissionais, foi trabalhar o design para artigos populares. Isso porque, com o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, cresceu a demanda por produtos ao mesmo tempo atraentes, funcionais e baratos. Um bom exemplo é a Lavadora SuperPop, fabricada pela Mueller Eletrodomésticos. Compacta e com embalagem 40% menor que as convencionais, a máquina ocupa menos espaço no estoque. Além disso, pode ser transportada no porta-malas de um carro. “Foi um projeto que teve impacto de redução de custos em toda a cadeia”, afirma Gustavo Senna Chelles, 41 anos, sócio da Chelles & Haysashi Design, responsável pelo projeto.

 

Mais 3 Cases de como o Design gera resultados.
Acompanhe os próximos 3 posts com cases divulgados pela PEGN em 30.07.2010.

Saiba com a comCENTRAL para inovar em design, gerando resultados em seu negócio.

2 Comentários»

  Bruno wrote @

como faço para entrar em contato com vendas de shape
Bruno
47 99341492

  conexaocentral wrote @

Bruno,

Primeiro obrigado pela visita e pelo contato. É um prazer ser útil.
Não possuímos o contato desta empresa, mas em uma busca rápida, este foi o resultado encontrado:

Rua Antonio Fedalto 200-Campo do Meio – CEP-83600-970 Caixa postal: ass 771 – Campo Largo – Paraná – Fone/fax (41) 3399-5146. Email: flying@flying.brte.com.br

Espero que esteja correto e te atenda.

Abraço,

Edgar Marcucci
Gestor de Projetos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: