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Conheça os visitantes do seu site

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Use os serviços de análise de dados para se aproximar dos clientes, reduzindo custo e aumentando resultados

Os serviços de relatório de dados da web, como o Webtrends ou o Google Analytics, ajudam a conhecer melhor os seus clientes. Mas é preciso ter uma atenção especial ao analizar os números que se tornam complexos, pois o volume de informações disponíveis na rede é cada vez maior. Destacamos abaixo algumas dicas para que entenda o comportamento e desempenho do seu endereço virtual.

Visitantes Únicos

É o indice que representa o número exato de pessoas que visualizaram seu site em um determinado por período. Serve para calcular a popularidade da sua página. A métrica de avaliação pode variar de acordo com seu negócio e objetivo. “Nem sempre é mais importante ter cada vez mais visitantes, principalmente se a empresa vende pela internet. Neste caso a qualidade do visitante será determinante para o resultado das vendas. A visibilidade nem sempre é essencial, mesmo para aqueles negócios que buscam divulgação de marca e relacionamento com clientes na internet”, diz o Diretor de Projetos Edgar Marcucci, da comCENTRAL Comunicação. Em outras palavras, mais vale ter menos acesso (porém do seu público alvo) e vender mais, do que um alto movimento de pessoas que não têm interesse nos seus produtos.

Taxa de rejeição

É registrada quando internauta entra no seu site mas não interage com ele, saindo em seguida. Atualmente, todos os serviços de análise de dados fornecem este percentual de pessoas que “recusaram” a página. Segundo estatísticas dos relatórios, é natural que cerca de 40% dos visitantes únicos rejeitem um site. Isso acontece por que já existem mais sites do que pessoas no mundo, fazendo com que pessoas cheguem em um site sem querer.

Páginas Visitadas

Informa o número total de páginas visitadas pelos usuários dentro do seu site. Representa o número de “cliques” que o visitante deu para achar toda a informação que buscava. Uma boa média, em geral, são três páginas para cada usuário único. Sites com lojas virtuais devem ter um índice maior de páginas visitadas, tanto pela pesquisa entre os ítens, quanto pelo processo de compra. Mas atenção, “tornar maior o caminho percorrido pelo visitante só diminuirá seu interesse na informação ou ação”, alerta Marcucci.

Aspectos demográficos

É essencial que tenha conciência de quem é o visitante e qual seu potencial de retorno para seu negócio. Dados como a cidade, estado e país de onde acessam o seu site, assim como o horário de pico das visitas, são vitais para um bom plano de mídia. Identificando o perfil do visitante é possivel direcionar ações específicas, otimizando resultados e evitando desperdiçar verba na hora de definir o investimento em mídia.

Origem do Visitante

As ferramentas de relatório também informam como o internauta teve acesso ao seu endereço virtual. Assim você pode identificar os canais que geram maior volume de visitantes ao seu negócio e explorar melhor. Um exemplo é mecanismos de busca que gera resultado expontâneo ao seu site, pode ser otimizado com links patrocinados.

Caso queira tirar alguma dúvida sobre Relatórios Analíticos de Website, clique aqui e faça sua pergunta.

 

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