| Conexão Central |

Comunicação para resultado e retorno!

Incubadoras de Empresas apoiam o empreendedorismo

[tweetmeme source=”@comCENTRAL” only_single=false]

Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado.( mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%),  fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do Sebrae).  Uma incubadora de empresas busca  oferecer as pequenas  empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência. 

As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o  número de incubadoras vem crescendo sensivelmente.  Segundo dados do Anprotec -Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada, existem hoje no Brasil cerca de 150 incubadoras espalhadas pelo Brasil, número que mal chegava a 10 em 1991.  Estima-se em cerca de 1.100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que  representa a geração de cerca de 6.100 novos empregos.

Localização das incubadoras:

 

Objetivos da Incubadora

Basicamente o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas.  Para isso,  as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos  a um custo bem menor do que no mercado, na medida em que esses custos são rateados e as vezes subsidiados.  Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora, é que o processo de seleção  capta os melhores projetos e seleciona os empreendedores mais aptos, o que  naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.

Apoio oferecido pela Incubadora

Infraestrutura – Salas individuais e coletivas, laboratórios, auditório, bilblioteca, salas de reunião, recepção, copa cozinha, estacionamento..
Serviços Básicos – Telefonia e acesso a Web, recepcionista, segurança, xerox,..etc
Assessoria – Gerencial, contábil, jurídica, apuração e controle de custo, gestão financeira, comercialização, exportação e para o desenvolvimento do negócio
Qualificação – Treinamento, cursos, assinaturas de revistas, jornais e publicações
Network – Contatos de nível com entidades governamentais e investidores, participação em eventos de divulgação das empresas, fóruns..

Normalmente, no que se costuma chamar de, incubadoras fechadas, cada  empresa possui o seu módulo, ou espaço privativo de trabalho, constituído de uma ou mais salas pequenas, mais os espaços coletivos a serem utilizados por todos.  Nas chamadas incubadoras abertas, as empresas incubadas não precisam estar instaladas no mesmo local. Elas contam com os serviços de apoio e usam circunstancialmente a estrutura compartilhada, como é o caso das incubadoras de cooperativas. 

Tipos de Incubadoras

Incubadora Tecnológica Fechada: A maioria das incubadoras tecnológicas como  CELTA/UFSC, GÊNESIS/PUC-RJ, COPPE/UFRJ, se enquadram nessa categoria. A CELTA de Florianópolis, por exemplo, ligada à fundação CERTI, instituição privada, sem fins lucrativos, que funciona no campus da Universidade de Santa Catarina (UFSC)  possui 36 empresas incubadas instaladas num prédio de 11,1mil m2.  As empresas estão instaladas em módulos que variam de 30 a 40 m2 e dispõe de bibliotecas, sala de reunião, auditório, laboratórios, e afins.  A CELTA obteve destaque nacional ao desenvolver a urna eletrônica, aprovada pelo tribunal Superior Eleitoral

Incubadora Tecnológica Mista: O CIETEC, localizado no campus da USP,  utiliza tanto a modalidade fechada e aberta para incubadoras. Recentemente ampliou as suas instalações para atender mais empresas, além de abrir novas vagas  para  empresas que não irão necessitar de sua estrutura física e continuarão funcionando nas suas atuais instalações, dispersas na área geográfica das proximidades da universidade e  utilizando apenas os serviços da incubadora como: consultoria, laboratório do IPT, e afins.

Incubadora Tradicional Fechada: São  incubadoras que atuam nos setores ditos tradicionais, geralmente indústrias, como confecção, embalagens, eletro-eletrônicos, plásticos etc.. Um exemplo é o  programa de incubadoras de empresas desenvolvido pela FIESP/CIESP/SP, conhecido como Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, teve seu início com a instalação da Incubadora na cidade de Itu, em maio de 1991.  Hoje com 13 Núcleos em funcionamento na capital e interior do Estado de São Paulo.  Esses núcleos abrigam cerca de 82 empresas, gerando 482 empregos diretos.  

Incubadora Tradicional Aberta: A idéia nasceu na Universidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e teve sua consolidação através do INTECCOPPE/UFRJ – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – que em três anos de existência incubou cerca de 25 cooperativas populares no estado do Rio de Janeiro. A partir da experiência do INTECCOPPE, o FINEP está desenvolvendo um programa para levar esta tecnologia a todas Universidades Federais do Brasil.  Este modelo de incubadora presta os serviços necessários à montagem e acompanhamento do desenvolvimento de cooperativas.
Fonte: e-commerce.org – em 17.07.2010

2 Comentários»

  Hermenegildo Campos wrote @

Pelo que vejo, as incubadoras no Brasil apareceram muito antes do que aconteceu em Portugal. Dirijo uma rede de incubadoras, ligadas em rede, com 2 polos, Braga e Lisboa, começamos em 2007, e apoiamos mais de 130 empresas. Da minha experiência mais importante que os m2, sao os serviços de apoio, e proporcionar custos de entrada na actividade mais baixos possivel. Assim o capital necessário para o arranque será minimo e permite aos empreendedores centrarem os seus recursos naquilo que os diferencia.
Cumps a todos

  conexaocentral wrote @

Hermenegildo,
inclusive presto serviços de comunicação a o Sebrae-MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais), que tem a mesma missão das incubadoras. Por ser mantida pelo governo, presta serviços sem custo, ou com baixo custo, ao empreendedor.
A comCENTRAL também tem como objetivo apoiar o pequeno empreendedor na busca por resultados consistentes, sustentáveis e de longo prazo. Se precisar conte conosco. Abraços e obrigado pela interação.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: