| Conexão Central |

Comunicação para resultado e retorno!

Um dia na vida de Brasilino.com

Atenção meninos da mídia online, olho no lance pois nem tudo que reluz é ouro

Por Jack London*
 
 Há mais ou menos cinquenta anos – sim amigos, o Brasil já existia em 1960 – , um personagem popular ganhou as páginas de nossa imprensa. Era o Brasilino, um brasileiro típico, através do qual críticos do modo de vida daquela época ressaltavam a dependência, em nossa vida cotidiana, de produtos e conceitos importados. Brasilino acordava e dormia consumindo produtos estrangeiros. Nesse limiar da segunda década do século XXI, o que terá acontecido ao nosso personagem?

Criado numa economia planetária, Brasilino não tem mais ideia de quando consome um tecido chinês, um calçado coreano ou um carro japonês. Todos são fabricados ou montados no Brasil, e portanto, brasileiros são, ou não. E na internet, o que somos e o que comemos?

Por iniciativa do Google, que se auto-exlui da lista, temos acesso a um ranking dos mil maiores sites do mundo, no www.google.com/adplanner .

Pesquisando essa lista, encontramos os dez maiores sites em uso no Brasil, classificados por Usuários, ou se quiserem, por Unique Visitors ( UVs). Eis a lista, em milhões de UVs, relativa a abril de 2010.

1- Uol.com.br   23
2- Live .com     23
3- Orkut.com    21
4- Globo.com    17
5- Msn.com    15
6- Terra.com.br  15
7- Yahoo.com   13
8- Mercadolivre.com.br  7,5
9- IG.com.br    7,5
10- Abril.com.br  6,8

 

Brasilino, esperto e sestroso, percebe então ao olhar a lista com atenção:

1- Nos mil sites, emplacamos apenas seis com conteúdo e gestão gerados no país. Muito pouco se comparados a dezenas de sites chineses, japoneses, coreanos. Mesmo sendo o primeiro país do mundo em número de horas diárias na internet, somos ainda carentes na criação de grandes fenômenos de comunicação planetários na rede. Lágrimas contidas.

2- Em outros setores da comunicação no Brasil, vigoram restrições de vários tipos, como no cinema (quotas de telas para filmes brasileiros), na mídia (restrição a participação de estrangeiros no comando de empresas), enquanto na internet Brasilino escolhe onde vai e o que quer viver. Na internet brasileira, mais de 90% dos acessos (Google incluso) são feitos em sites geridos fora de nossas fronteiras.
Lágrimas convulsivas.

3- Apesar de todo o hype sobre as redes sociais, Facebook (número 1 da lista mundial) e Twitter (número 7) não estão entre os “Top Ten” brasileiros, e Wikipedia (número 8) frequenta a segunda divisão. Ao mesmo tempo, o Orkut, 45 da lista mundial, é o terceiro brasileiro, e Brasilino é responsável por 40% dos acessos do Orkut no mundo. Se Brasilino não existisse, o Orkut não estaria nem entre os primeiros 200 da lista mundial. Lágrimas de espanto.

4- É muito comum recebermos spams ou comunicados de sites brasileiros garantindo ter milhões de UVs por mês, como se esse fosse um resultado banal em nosso mercado. Na lista mundial, o site de número mil faz quatro milhões de UVs por mês e nessa lista não há mais nenhum site brasileiro, a não ser os acima listados. Ou seja, está na hora de criarmos um movimento “Ficha Limpa” entre os sites brasileiros. Lágrimas de crocodilo.

Se olhado ainda mais de perto, o mercado brasileiro de internet é dominado por sites de provimento de acesso/conteúdo, (noves fora o Google) enquanto o mercado americano (e vários outros) é dominado por sites de procura/redes sociais. Brasilino olha seu entorno e recolhe as lágrimas. No frigir dos ovos, temos um modelo próprio de organização na internet. Atenção meninos da mídia online, olho no lance pois nem tudo que reluz é ouro. Brasilino sorri, um olho no peixe e outro no gato.

* Jack London fundou a Booknet, primeiro negócio virtual que ganhou fama no Brasil, e a Tix, empresa de comercialização de ingressos online. Agora, investe no cinema digital com a Multicine

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: