| Conexão Central |

Comunicação para resultado e retorno!

Dicas para avaliar franquias

A ABF Franchising Expo acabou há dois dias, no último sábado (12). Esta é uma época em que muita gente está analisando redes de franquias e possíveis investimentos. Aposto que quem visitou o evento saiu munido de panfletos, informações, dúvidas. E mesmo entre as pessoas que não tiveram a oportunidade de visitar a feira há muitos pensando em aplicar dinheiro em uma unidade de franquia. O franchising pode ser um ótimo setor para investir. Mas é preciso ter em mente o seguinte: 1) as redes têm muito interesse em vender unidades, usando diversas táticas para conquistar o franqueado em potencial. E 2) nem todas têm a melhor estrutura para atender ao franqueado.
A decisão de comprar uma unidade de franquia deve ser precedida de muita ponderação. Pensando nisso, o site da revista “Entrepreneur” publicou quatro perguntas que o franqueado em potencial deve fazer. Confira.

1. Como o franqueador prepara os franqueados para que tenham sucesso? Quando você compra uma franquia, deve receber um sistema comprovado, que produza resultados previsíveis – e o franqueado irá ensinar como atingir essas metas. Para avaliar como a rede prepara seus franqueados, você deve tomar três atitudes. A primeira é ver o esquema de treinamento, que deve cobrir todo o funcionamento do negócio. A segunda é avaliar o suporte para a abertura da unidade – o que inclui escolha do ponto, reforma, negociação do aluguel e estoque inicial. A última é conhecer a equipe de apoio da rede, que precisa saber tudo sobre o negócio e ter disponibilidade para ajudar quando você precisar.

2. Como é o suporte contínuo às unidades? Depois que o negócio estiver em operação, surgirão problemas. O franqueador deverá ter uma equipe pronta para ajudar a todo momento. É preciso avaliar também se a rede mantém um esquema de compras em conjunto, para reduzir preços de mercadorias.

3. Como é o plano de marketing? Para ter sucesso, você precisa atrair clientes. Uma boa rede de franquias deve possuir um plano eficiente de publicidade, tanto para o início da unidade como para ações contínuas. No começo, é preciso solidificar a base de clientes. Depois, é necessário continuar crescendo.

4. Quanto você pode ganhar? A Circular de Oferta de Franquia (COF) contém os dois últimos balanços da rede. Mas, além de verificar a rentabilidade do negócio com essas informações, você precisa correr atrás de uma segunda fonte: os outros franqueados. Veja com eles como são os resultados da franquia nos dois primeiros anos e em quanto tempo ela começa a se sustentar. Verifique se os rendimentos estão de acordo com o que você espera. Depois de falar com os franqueados, leve informações conflitantes de volta para o franqueador e converse até que tenha respostas satisfatórias.

Você esteve na feira da ABF ou em outro evento de franchising recentemente? Está avaliando franquias para investir? Ficou satisfeito com as informações dadas pelos franqueadores? Conte sua experiência para nós.

 

Fonte: Mariana Iwakura – em 14.06.2010

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: